A iniciativa da audiência pública é do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que apresentará no próximo dia 18, requerimento à Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) convidando para o debate, técnicos da Embrapa, Ministério da Agricultura, Emater/PB, além de prefeitos e produtores. “ É preciso colocar este grave problema na ordem do dia, mostrar os prejuízos e o drama do nosso pequeno produtor rural e cobrar do Governo ação imediata ”, afirmou Cássio.
Segundo cálculos de instituições do Governo Estadual, dos cerca de 160 mil hectares de plantio de palma forrageira na Paraíba, aproximadamente 40% foram destruídos este ano, em decorrência de ataques da praga, sobretudo, nos 21 municípios do Cariri paraibano (cerca de 70% da palma produzida no Estado está concentrada no Cariri e Curimataú). “A praga é mortal não só para a planta, mas principalmente para o nosso pequeno produtor, que fica sem renda e sem sustento”, alertou Cássio Cunha Lima, que vem cobrando do Ministério da Agricultura, a urgente liberação de recursos para pesquisa e combate às pragas que atingem a produção agrícola no semiárido nordestino.
Ação Integrada - A cochonilha-do-carmim é um inseto que ataca a palma, planta utilizada na alimentação dos rebanhos caprinos ovino e caprinos. Ela se alimenta da seiva das plantas e introduz nelas vírus que a deixam amareladas e murchas, ocasionando a destruição em poucos meses. Em caráter emergencial, o Governo Estadual está promovendo a substituição da palma tradicional pelo plantio de uma que é mais resistente ao ataque do inseto. Só este ano, 350 mil raquetes da palma forrageira já foram distribuídas pelo Governo Estadual.
Com CL
