Tudo para a melhora...

A união entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde que juntas promovem a 2ª Conferência Municipal de Saúde explicam a importância da conferência para o Município. A cidade de Taperoá já se prepara para realização desse evento, e que já é 14ª no Brasil. O evento de Saúde será realizado dia 07 de julho no parque de exposição de Taperoá, próximo ao prédio da secretaria de Agricultura, e terá inicio às 8:30h e vai até as 14h.
 
Tendo como tema “TODOS USAM O SUS! O SUS NA SEGURIDADE”, “POLÍTICA PÚBLICA PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”, tendo como eixo central da discussão “O ACESSO E ACOLHIMENTO COM QUALIDADE: UM DESAFIO PARA O SUS. A conferência taperoaense terá como objetivo e finalidade definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano e social.

Pela segunda vez é realizado no município onde coroa a boa fase que vem passando a saúde de Taperoá na gestão do prefeito Deoclécio Moura Filho e sob o comando da secretária de Saúde Nieja Rodrigues. No município já é possível a realização de exames de laboratório e consultas de diversas especialidades, tudo com recursos vindos do Sistema Único de Saúde.

A Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu o Sistema Único da Saúde e para a sua efetivação foram criados mecanismos de controle social, a exemplo dos conselhos de saúde, que se constituem em espaços legítimos de participação popular. Dentre esses mecanismos, as conferências de saúde se destacam pela sua abrangência e por proporcionarem oportunidade para a sociedade civil organizada interferir na gestão através de propostas de políticas públicas de saúde e indicação de prioridades a serem implementadas, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

A importância dessa conferência, é justamente o espaço para que as entidades civis que representam os seguimentos da sociedade participem do processo de discussão e aprimoramento do sistema de saúde pública. A secretaria de Saúde convida as associações, Sindicatos, Igrejas, Profissionais de saúde, Imprensa, seguimento da educação e a Sociedade para participarem desse fórum que busca melhor, cada vez mais, a qualidade da saúde de Taperoá.

Com Valtecio Rufino/ Redação CF

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.