Imagem da internet
Recentemente foi instalado nas mediações do município de Assunção um Plantio de Tomate que estava utilizando a água do açude do Distrito da Barra de Juazeirinho para a irrigação, fazendo com que diminuísse o volume de água, que já é pouco no manancial que serve para a comunidade e ribeirinhos.

“É assustador o número de água que sai do açude para o plantio, no ritmo que vai não dura muito e o nosso açude que já não tem muita água, vai secar completamente" disse o morador Patrício da Barra revoltado ao ver a água sendo utilizada para irrigar o plantio de tomate.

Procurados pelos moradores e pescadores, o Prefeito de Juazeirinho, Jonilton Fernandes, os vereadores Sandra Paulino, Emanuel Roma que também representa a Colônia de Pescadores e Martins Júnior tentaram vários meios de impedir a retirada da agua.

“O que se sabe é que estão retirando água do açude da Barra, sem nenhuma autorização de órgãos competentes, não tem licença ambiental e nem licença para o uso da água, dessa forma vamos acionar as autoridades competentes para proibir o uso da água” disse a secretária de desenvolvimento rural Claudia Cavalcante que esteve no local recentemente juntos com os secretários Jabel, Júnior,
Odon Macedo e o coordenador do Meio Ambiente Wilson Oliveira.

Vereador Lula da cidade de Assunção, também já havia expressado sua preocupação com o plantio e solicitou parceria com autoridades de Juazeirinho para coibir essa atividade que a seu ver está totalmente irregular.

As vereadoras Sandra e Emanuelly conseguiram marcar uma audiência com o Promotor de Justiça que na manhã desta terça feira, 27 foram ouvidas as partes interessadas.

Estiveram na audiência, os Secretários Municipais: Jabel Júnior, Odon Macedo e Claudia Cavalcante; os vereadores: Sandra Paulino, Emanuelly Roma e Martins Júnior; O pescador Ailton Clementino, e o empresário Sebastião, esses estavam sendo acompanhado pelo advogado cedido pela Câmara de Juazeirinho o Dr. Gibran Montte. Já pelo o outro lado estava o empresário no ramo de peça e serviços de carros da cidade de Soledade Itamar que disse estar surpreso por não saber do que se tratava, mas que iria colaborar com a investigação para saber de quem era realmente o plantio que até o momento ninguém se manifestou em assumir a responsabilidade da irrigação.

O Dr. Pedro Alves, promotor de Justiça, relatou que hipótese alguma, devido a atual situação climática na região será permitido tal irrigação e ou retirada do precioso liquido.

No final foi um feito um documento assinado por todos, onde será encaminhada a polícia para que proibida a retirada de água do açude da Barra, seja por irrigação ou carro pipa.

Segundo o promotor a desobediência acarretará na apreensão dos equipamentos ou das pessoas que estiveram cometendo tal infração.

Com Ascom

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.