Uma radiografia da situação hídrica no sertão da Paraíba, com atenção especial para Patos, foi abordada na reunião ordinária do Grupo Independente de Análise e Ação Social e Política de Patos – GIAASP. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 09, e contou com várias autoridades governamentais que prestaram esclarecimentos públicos sobre a verdadeira situação do abastecimento de água.

O gerente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA/Regional das Espinharas, Maciel Damacena fez um relato da situação dos mananciais e falou dos problemas na Adutora Coremas-Sabugi. Para Maciel, o momento é preocupante e cabe ao próprio povo fazer uso racional da água. “Não falamos em racionamento, mas podemos ter manobras de distribuição da água para atender a população. Quem de fato deve fazer racionamento é o consumidor através de consciência no uso da água”, disse Maciel.

Sebastião dos Santos Lima, Secretário Municipal de Agricultura, expos como a Prefeitura de Patos vem trabalhando a questão do abastecimento de água nos sítios através dos carros-pipa e mostrou o trabalho que vem sendo realizado na recuperação e perfuração de poços artesianos na cidade. “Alguns poços estavam obstruídos e estamos recuperando. Em outros foi necessário uma manutenção e alguns estão sendo perfurados”, relatou Sebastião.

O representante da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba – CDRM-PB, Dr. José João Coreia, mostrou através de slides uma radiografia geológica da água no subsolo na cidade de Patos. Dr. João, acompanhado da geóloga Maria do Carmo Medeiros, explicou como funciona o processo que detecta a água presente no subsolo e descartou a possibilidade de um rio subterrâneo. A tese do rio subterrâneo foi levantada pelo membro do GIAASP Alarcon Messias que viu reportagem na revista Veja na qual um grupo de cientistas israelenses afirmavam a existência de tal rio. A CDRM-PB fará perfuração de poços em Patos a partir do dia 28 de outubro de 2013 com a nova máquina adquirida pelo Governo do Estado e o Governo Federal.

A discussão do GIAASP com o tema: "Grito pela Água" foi proveitosa e esclareceu dúvidas importantes aos presentes. “Pelo amor de deus, vamos economizar água”, disse o presidente do GIAASP, Pastor John Philip Medcraft. Para John, não basta apenas resolver algumas questões, mas a população tem que contribuir no uso da água.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Wandecy Medeiros falou que a secretaria deverá encabeçar uma campanha educativa cobre o uso racional da água. A campanha será em parceria com a SUDEMA que se disponibilizou a contribuir.

Dentre as várias autoridades no encontro estiveram: Fabiana Donato, representante da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, professor Carlos Lima, representante do Comitê da Bacia Piancó-Piranhas-Açu, Chico Velho, Secretário de Agricultura do Município de Condado – PB, professor Ilauro de Sousa – UEPB, Capitão Edson Hugo, representante da SUDEMA, Bonifácio Rocha, ex-secretário executivo de finanças do Estado, dentre outros.


Com Patos Online

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.