Estava aqui passando os canais de TV refletindo principalmente nos canais religiosos. Depois de ver alguns comentários em vários deles cheguei a uma reflexão que me causou uma inquietação. É impressionante como certas religiões tentam – como diz o povo de forma bem vulgar – “a marra” tirar toda a culpa que o homem tem por suas maledicências.

Estou afirmando isto, pois, para determinados credos tudo de mal que o homem comete é arte do diabo. Fico de boca aberta, com esse tal inimigo do mundo, dono e criador da maldade segundo determinados pensamentos religiosos, é citado em tantos momentos. Ele, o diabo, por ser tão mal quisto deveria ser muito pouco lembrado, mas o que vemos é o contrário. Há em nosso meio que mais fale do diabo do que do próprio Deus de sua fé.

Vamos a exemplos bem simples:

- Um homem sai de casa, bebe muito até ficar foram de seus sentidos. Chega em casa briga com a mulher, bate nos filhos, transforma a casa num antro de brigas em todos os momentos. De quem é a culpa? Do homem? Coisíssima nenhuma. Na ponta da língua alguns fanáticos por religião vão logo dizer que isso é ação do diabo, zé pilinta, encardido e tantos outros apelidos que deram a esse ser mitológico.

- Marido ou mulher que se traem mutuamente de quem é a culpa? Deles? Que nada, é do diabo que atentou.

- Jovens que trilham os caminhos das drogas, eles são culpados? De forma alguma! Isso foi ação do demônio na vida dos pobrezinhos inocentes que de nada saiam da vida.

- Uma pessoa foi demitida do trabalho, tá devendo demais, é descontrolado! Isso é culpa dele ou dela? Não! Isso é o cão atuando na vida pessoa. Pra sair dessa É SÓ ACEITAR JESUS!

Se aqui pudéssemos citar todos os exemplos ficaríamos muito tempo, pois de toda forma o homem procura uma maneira de escapar de sua culpa.

Fico revoltado com essas religiões que alienam o homem. Sou católico e amo a minha Igreja, mas tenho os pés no chão. As pregações dos padres de nossa Igreja nos dão segurança que somos nós mesmos que temos a culpa de nossos atos. Para muda-los vamos ao encontro de Cristo por meio dos Santos Sacramentos. O que eu não suporto de maneira alguma são pregações que fazem do homem ”mais malandro” do que ele já é. Chega disso! Vamos ter consciência que somos responsáveis por nossas culpas. Pecamos por natureza. Chega de ficar buscando no sobrenatural uma explicação para tudo o que está em nós mesmos!
 Por Wellington Santos Graduando em Filosofia pela UFCG 
Cariri em Foco

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.