
Estava
aqui passando os canais de TV refletindo principalmente nos canais
religiosos. Depois de ver alguns comentários em vários deles cheguei a
uma reflexão que me causou uma inquietação. É impressionante como certas
religiões tentam – como diz o povo de forma bem vulgar – “a marra”
tirar toda a culpa que o homem tem por suas maledicências.
Estou afirmando isto, pois, para determinados credos tudo de mal que o
homem comete é arte do diabo. Fico de boca aberta, com esse tal inimigo
do mundo, dono e criador da maldade segundo determinados pensamentos
religiosos, é citado em tantos momentos. Ele, o diabo, por ser tão mal
quisto deveria ser muito pouco lembrado, mas o que vemos é o contrário.
Há em nosso meio que mais fale do diabo do que do próprio Deus de sua
fé.
Vamos a exemplos bem simples:
- Um homem sai de
casa, bebe muito até ficar foram de seus sentidos. Chega em casa briga
com a mulher, bate nos filhos, transforma a casa num antro de brigas em
todos os momentos. De quem é a culpa? Do homem? Coisíssima nenhuma. Na
ponta da língua alguns fanáticos por religião vão logo dizer que isso é
ação do diabo, zé pilinta, encardido e tantos outros apelidos que deram a
esse ser mitológico.
- Marido ou mulher que se traem mutuamente de quem é a culpa? Deles? Que nada, é do diabo que atentou.
- Jovens que trilham os caminhos das drogas, eles são culpados? De
forma alguma! Isso foi ação do demônio na vida dos pobrezinhos inocentes
que de nada saiam da vida.
- Uma pessoa foi demitida do
trabalho, tá devendo demais, é descontrolado! Isso é culpa dele ou dela?
Não! Isso é o cão atuando na vida pessoa. Pra sair dessa É SÓ ACEITAR
JESUS!
Se aqui pudéssemos citar todos os exemplos ficaríamos
muito tempo, pois de toda forma o homem procura uma maneira de escapar
de sua culpa.
Fico revoltado com essas religiões que alienam o
homem. Sou católico e amo a minha Igreja, mas tenho os pés no chão. As
pregações dos padres de nossa Igreja nos dão segurança que somos nós
mesmos que temos a culpa de nossos atos. Para muda-los vamos ao encontro
de Cristo por meio dos Santos Sacramentos. O que eu não suporto de
maneira alguma são pregações que fazem do homem ”mais malandro” do que
ele já é. Chega disso! Vamos ter consciência que somos responsáveis por
nossas culpas. Pecamos por natureza. Chega de ficar buscando no
sobrenatural uma explicação para tudo o que está em nós mesmos!
Por Wellington Santos Graduando em Filosofia pela UFCG
Cariri em Foco
Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.