Um novo grupo de pesquisa foi
criado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em Sumé.
Trata do Núcleo de Estudos da Violência, cujo objetivo estudar e analisar os
fenômenos sociais, econômicos, culturais e institucionais da violência, com
foco em suas relações causais, sua dinâmica e nas políticas públicas para a
resolução dos problemas sociais gerados pelos conflitos violentos na sociedade
nordestina.
Os estudos do Núcleo, segundo
seu coordenador e pesquisador, o professor José Maria Pereira da Nóbrega
Júnior, visam contribuir para o elastecimento de pesquisas na região Nordeste
buscando avaliar as idiossincrasias sociais, econômicas, políticas, históricas,
geográficas, culturais e institucionais que a violência apresenta em suas
diversas facetas.
“O grupo de pesquisa agregará
pesquisadores das diversas áreas das Ciências Humanas que tem como objetivo
analisar a violência no Nordeste”, disse o professor.
O grupo tem como linha de
pesquisa o tema “Estudos da Criminalidade e das Instituições Coercitivas” como
área de conhecimento: Ciências Humanas; Ciência Política; Estado e Governo;
Sociologia; Antropologia; História; Ciências Sociais Aplicadas; Direito;
Direito Público; Direito Constitucional.