Na última quarta-feira (8), o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande, professor Márcio Caniello, encaminhou vários pleitos à Reitoria visando dar continuidade à implantação do Campus de Sumé, já que a partir deste ano o Centro dependerá do Orçamento Geral da Instituição. O diretor solicitou e obteve recursos para a conclusão da Central de Aulas II, Central de Laboratórios I e Ambiente de Professores, cujos projetos estão prontos para irem à licitação, dependendo apenas de pequenos detalhes jurídicos. Também obteve autorização do reitor para licitar as obras de urbanização do campus, Praça de Convivência, o segundo bloco da Residência Universitária e a rede de telefonia e lógica, cujos projetos já estão sendo elaborados desde 2011 pela Prefeitura Universitária.
“Fiquei muito feliz com a receptividade do reitor, que durante a reunião do Conselho Técnico Administrativo (CTA), afirmou que uma das grandes prioridades no último ano de seu reitorado é a conclusão do campus de Sumé. Conheço bem o compromisso do professor Thompson com o CDSA, mas ressaltei que essa meta só será atingida se construirmos o Restaurante Universitário ainda este ano, o que não ficou garantido em função dos limites orçamentários da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), chefiada pelo vice-reitor, professor Edílson Amorim”.
O diretor também apresentou um orçamento de cerca de 5 milhões de reais para aquisição de equipamentos e material permanente em 2012, envolvendo a climatização de todos os ambientes, a aquisição de um ônibus, livros, computadores, mobiliários e equipamentos laboratoriais, que estará sendo analisado pelo reitor e sua equipe. Caniello enalteceu o envolvimento de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos no planejamento orçamentário do CDSA para o exercício de 2012: “Tudo se inicia com a elaboração dos pedidos, a cargo do corpo funcional e docente, um processo complicado que requer um estressante levantamento quantitativo e qualitativo dos itens, sua especificação e uma pesquisa de preços em três fornecedores”.
O diretor disse que um exemplo dessa fase do planejamento foi a elaboração do pedido de material para as Centrais de Laboratórios, coordenado pelo vice-diretor, professor José Vanderlan Leite, que mobilizou os coordenadores dos laboratórios das duas Unidades Acadêmicas. “Foi um trabalho exaustivo, mas muito bem feito, como também o foram o pedido de material da equipe da Prefeitura do Campus, chefiada pelo professor Edvaldo Eloy Dantas, e a estruturação da sala dos professores, sala de monitoria, laboratório II de Informática e laboratórios provisórios de Física e Matemática, que funcionarão na antiga Central de Aulas, coordenada pela professora Cecir Barbosa”, ressaltou Caniello.
Estes encaminhamentos são fruto do trabalho realizado pela Gerência Administrativo Financeira do CDSA junto com o diretor durante o mês de janeiro. “Tenho sorte de contar com uma equipe de profissionais valorosos e compromissados na GEAF, sob a liderança de Dorval Rodrigues e João Severo Filho”, completou Caniello.
Acompanhe os encaminhamentos enviados pelo diretor do CDSA ao reitor Thompson Mariz (também na sessão "Atos da Diretoria" do sítio eletrônico www.cdsa.ufcg.edu.br):
Solicitações feitas ao prefeito universitário Eduardo Bonates:
(Rosenato Barreto, com Márcio Caniello)