O governador, Ricardo Coutinho, recebeu as Entidades Representativas da Comunidade Universitária da UEPB (ADUEPB, SINTESPB e DCE), em uma audiência que foi realizada no Palácio da Redenção, na noite da última quinta-feira (17). A solicitação da audiência se deu na última segunda feira, em um documento que foi entregue ao professor Lúcio Flávio, que é o Secretário executivo da Casa Civil, e teve como objetivo, a discussão com o governador a respeito de questões referentes aos repasses da UEPB, do duodécimo, nos últimos meses.O presidente da ADUEPB, o professor José Cristóvão de Andrade, aproveitou a ocasião e fez um relato, a respeito das lutas e da conquista da autonomia financeira da UEPB, também sobre o avanço que esta conquista tem proporcionado à instituição nos últimos cinco anos. Este avanço tem trazido a garantia do crescimento estrutural nos cursos, em um processo de expansão da Universidade para regiões importantes do Estado da Paraíba e um tratamento especial nas campanhas salariais das categorias docentes e servidores (as) técnicos (as) administrativos (as), e ainda, do papel que a UEPB tem para com o desenvolvimento do estado. Porém, demonstrou grande preocupação, no que diz respeito a situação atual, que os campi e centro ainda, e que há a necessidade de respostas rápidas, onde medidas urgentes do ponto de vista orçamentário são necessárias.
Severino do Ramo, o presidente do SINTESPB, e Jardel W. Queiroz da Cruz, o coordenador do DCE, fizeram o uso da palavra, onde ambos seguiram as preocupações no que diz respeito ao comprimento da Lei de Autonomia e também ao avanço de políticas de assistência estudantil.
Coutinho voltou a reafirmar o compromisso em respeitar a Lei de Autonomia Financeira da UEPB e também deu a garantia de que em breve, as instituições e poderes que tem duodécimo vão ter a sua vida orçamentária normalizada, e também um reajuste em seus percentuais. E para a próxima terça-feira (22), ficou marcada para às 15h, a primeira reunião da Mesa Técnica Orçamentária: UEPB, Equipe Econômica do Governo do Estado com a participação das entidades representativas da UEPB – ADUEP/SINTESPB/DCE.
Cariri em Foco