Imagem do aluno apresentando TCC
Diversos estudantes do campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) apresentaram, nesta semana, seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Dentre eles, destacou-se Paulo Roberto da Cunha Fernandes Júnior: o estudante do curso técnico de Eletrônica foi o primeiro aluno com Doença Motora de Origem Cerebral (DMOC) a finalizar o Ensino Técnico Integrado na instituição.

Paulo e seu companheiro de TCC, Pedro Rodrigues Araújo Meneses, apresentaram o trabalho 'Sugestão e Estudo para Adaptação dos Laboratórios de Eletrônica' sob a orientação da professora Jeanne Baquehais e coorientação do professor Aarão Pereira.

O tema central do trabalho foi apresentar soluções para os problemas que Paulo enfrentou durante as aulas do próprio curso, propondo métodos e recursos didáticos relacionados com Tecnologia Assistiva que podem auxiliar estudantes com mobilidade reduzida e DMOC.

Questionários aplicados a professores e alunos constaram que muitos docentes têm dificuldades para ensinar alunos com deficiência. "O aluno com deficiência pode sim cursar Eletrônica, com as devidas adaptações dos ambientes", afirmou Pedro durante a defesa.

Superação

Para o companheiro de TCC, Pedro Meneses, a amizade entre os dois surgiu de forma natural durante os quatro anos de curso. "A amizade foi se construindo diariamente. Eu notava que ele precisava de ajuda e eu me disponibilizava para ajudar", disse o estudante. "Espero que ele procure crescer e continue estudando. Desejo o melhor", concluiu.

Paulo já traça seus próximos passos: pretende estudar Biblioteconomia ou Arquivologia na UFPB utilizando os bons resultados que obteve no Enem deste ano. ""Estou muito feliz, com o sentimento de dever cumprido", comemorou. "Eu sempre quis estudar, então é uma honra estar nessa escola e ter conseguido meu diploma depois de quase cinco anos", afirmou.

Com JP Online

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.