![]() |
| Imagem da internet |
A cada semana, bandidos explodiram em média dois caixas eletrônicos na Paraíba este ano. Levantamento da Sindicato dos Bancários da Paraíba aponta aumento de 9,3% no número de crimes dessa natureza nos 10 primeiros meses de 2014.
Até este dia 16 de novembro, houve o registro de 110 ocorrências contra bancos, das quais 49 com explosões. De janeiro a outubro do ano passado, foram 43 ocorrências, um número já considerado muito elevado, o que projeta um aumento de 9,3% assaltos a bancos e caixas eletrônicos com explosões no Estado em 2014, no comparativo com o ano passado.
A última ocorrência foi registrada com a explosão de uma agência bancária (Banco do Brasil) em Cabaceiras, na madrugada da última sexta (dia 14).
O aumento das ocorrências preocupa autoridades da área de segurança pública. Entre as ações, há uma tentativa de mudar o Código Penal. Hoje, a explosão de caixas não tem tipificação específica e é normalmente classificada como furto qualificado, com pena mais branda do que o roubo. A ideia é que o delito seja enquadrado como roubo, com punição que pode chegar a 10 anos de prisão e multa – dois anos a mais do que os oito anos estabelecidos para furto.
Com Blog do Gordinho
