O mês agosto de 2014 vem com cinco sextas, cinco sábados e cinco domingos no calendário. Apesar da coincidência, o fenômeno não é nenhuma superstição, mas matemática e pode ser positivo para a economia.
Conhecidos como ‘money bags’, bolsas de dinheiro em inglês, em tradução livre, os meses que têm essa sequência podem ser melhores para as vendas no comércio. Trata-se de uma semana a mais que as quatro comuns, o que dá mais tempo para lojistas venderem produtos.
“Loja aberta por mais tempo, é venda certa”, afirmou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Eronaldo Vasconcelos Maia.
Apesar de confirmar que os meses com cinco sextas, sábados e domingos trazem mais rentabilidade para lojistas, Eronaldo disse que não tem estimativas percentuais e numéricas que comprovem a elevação das vendas nesses períodos. “É um levantamento muito relativo, que requer pesquisas bastante específicas; por enquanto, não temos essa estimativa, mas com certeza, esses meses são melhores para os lojistas".
Pós-Copa do Mundo
Algumas lojas de João Pessoa registraram aumento de até 60% nas vendas de produtos da Copa. Porém, isso não foi suficiente para animar os empresários.
Segundo a CDL, a comercialização desses produtos, como bandeiras e acessórios, representou uma parcela muito insignificante das vendas e não teve grande impacto no faturamento.
A aposta, além do mês 'money bag', fica com as próximas datas comemorativas do calendário, como o Dia dos Pais, também em agosto.
