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Messias Ramos |
O colunista Messias Ramos trás mais um artigo falando sobre a Educação na região caririzeira. O jovem professor, discute sobre a realidade educacional das cidades de Coxixola e São Domingos do Cariri.
Confira na íntegra:
No último texto que apresentei, intitulado “Um rápido olhar sobre a educação de Coxixola”, busquei analisar, de forma geral, a realidade educacional deste município. Os dados apresentados, demonstraram de forma genérica uma situação preocupante de Coxixola, uma vez que o ingresso e a permanência dos alunos nas escolas têm decrescido significativamente em contraposição ao crescimento da população e à elevação dessas pessoas às novas classes sociais.
Diversos questionamentos surgiram em torno desta apreciação de dados. Certamente, esses dados não adentram na causa desse “fenômeno” que vem acontecendo na última década no município, mas mostram a realidade, para que, por conseguinte, possa-se imergir nas possíveis “causas” e “soluções” do problema.
Ao observar a realidade de um município como Coxixola, ficam patentes inúmeras questões; seria a cultura o motivo desses números? A desistência dos alunos é porque no Cariri ninguém gosta de estudar? E, os baixos índices são por causa dos alunos que, atualmente, “não querem mais nada com a vida?”.
Por isso, concentrarei minhas próximas análises, para descobrir se esse contexto é exclusivo de Coxixola ou se repete em outros municípios do Cariri Paraibano. Para tanto, tomarei, hoje, como parâmetro de análise o município de São Domingos do Cariri cuja realidade sociocultural é similar a Coxixola. Ademais, utilizarei as mesmas variáveis, bem como, as mesmas fontes, para que seja o mais fiel possível na hora de correlacionar e apresentar esse quadro educacional.
Dito isto, começo minha análise pelo quadro socioeconômico do município. São Domingos estimava em 2013 cerca de 2.552 habitantes (Fonte: IBGE) que por sua vez concentrava 71,6% de seus munícipes acima da linha de pobreza (IDEME). Assim, pode-se verificar um contexto extremamente parecido com Coxixola (Só para lembrar, Coxixola em 2013 tinha 1.856 habitantes dos quais 65,8% estavam acima da linha de pobreza). No entanto, quando se refere ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), São Domingos do Cariri, que se encontrava no patamar de 0,675 em 2000, decresceu para 0.589 em 2013 (Fonte: FAMUP).
Apesar de haver significativa diferença no IDH, pode-se verificar bastante similitude socioeconômica entre Coxixola e São Domingos do Cariri. Contudo, quando o assunto é ingresso e permanência dos alunos nas escolas do município, São Domingos apresenta um contexto diferenciado ao do Coxixola, como nos mostra o gráfico a seguir:
Mesmo tendo uma brusca queda nos anos de 2007 e 2009 (Assemelhando-se com Coxixola nesses anos), o município conseguiu reverter o quadro, arrefecendo a abstenção de matrículas tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Mas, São Domingos apresenta um quadro parecido quando o assunto é “diminuição de alunos” que não conseguem chegar ao ensino médio.
Por outro lado, se correlacionarmos as notas do IDEB, Coxixola sai na frente, uma vez que obteve 3.8 em 2007 e 4.0 em 2009. Já São Domingos do Cariri, ficou com a média de 3.0 e 2.8, respectivamente (Fonte: INEP). Para o ano de 2011 – no qual Coxixola teve infeliz desempenho – os dados para o município de São Domingos não foram fornecidos, o que impossibilita-me de realizar um análise mais atual.
Pode-se perceber, portanto, que, embora São Domingos tenha decrescido no IDH, no mesmo intervalo de tempo tem aumentado o número de matrículas nas escolas, comprovando mais uma vez que não há relação causal entre “qualidade de vida” e “sucesso educacional”. É um fator que poderá auxiliar, porém, não determinar o processo.
Por fim, diante dessa rápida comparação, busco apenas mostrar a realidade educacional dos municípios do Cariri paraibano através de dados quantitativos, mas não tenho a pretensão de mensurar o “padrão de qualidade educacional” por meio de dados insuficientes, sobretudo quando se refere a qualidade daqueles que permanecem no processo. Não obstante, esses dados revelam contextos de modo preciso, e devem ser levados em consideração, uma vez que os números são reais e denunciam uma realidade ampla, por assim dizer, para que, posteriormente, se possa debruçar-se sobre eventuais realidades particulares.