
Leia na íntegra:
A mídia alcançou um lugar totalmente dominante no nosso dia-a-dia. Ela se destaca como instrumento fundamental para formação social em massa. Política, esporte, moda, educação são marcadas pela influência midiática, devido ao grande crescimento descontrolado da tecnologia, que cumpre bem o seu papel de fazer com que as informações sejam dadas e recebidas em tempo real.
Esta é uma arma poderosa, que se concentra na mão daqueles que controlam os tipos de informações a serem passadas, numa espécie de fluxo de informação sem controle. Mais que lançar um produto no mercado, a mídia acabou desempenhando o papel de criar hábitos, costumes e definir estilos, o que afeta diretamente no comportamento do indivíduo e sua relação diante da sociedade, ela define valores, cria formas e normas sociais, fazendo com que uma grande quantidade de pessoas enxerguem o mundo por suas lentes. Cada vez mais comum, a grande e poderosa ferramenta, veicula-se de manobras e estratégias, que muitas das vezes não dialoga, simplesmente direciona, afetando na subjetividade de cada pessoa, e o que resta é seguir esses padrões, ou simplesmente não ser aceito na sociedade. Pode parecer injusto, mas isso é o que acontece de fato, e mesmo sem perceber os comercias e as publicidades invadiram o seu cotidiano.
E você, já foi influenciado alguma vez pela mídia? Se a resposta foi não, ainda lhe questiono novamente: esse texto lhe influenciou? Prazer, mídia.
Matheus Milor do Cariri em Foco