O Ministério do Meio Ambiente decretou nesta quarta-feira (17) estado de emergência ambiental em 19 estados e no Distrito Federal,
já tendo em vista o período de secas, quando são mais comuns os focos
de incêndio nas florestas brasileiras. A medida foi publicada no Diário
Oficial da União e já está em vigor.
A declaração do estado de emergência ambiental agiliza a contratação
temporária de brigadistas para o controle dos focos de incêndio. Cada
brigadista pode ser contratado por até seis meses, e a lei permite que o
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Renováveis (Ibama) contrate até 2.520 pessoas para a função.
A medida foi tomada considerando a ameaça que o período seco
representa, de acordo com dados históricos, e considerando também o
tempo necessário para selecionar e contratar esses brigadistas.
No texto publicado pelo Diário Oficial da União, o Ministério do Meio
Ambiente destaca também que as queimadas representam uma das principais
fontes de emissão de carbono do Brasil. Desta forma, segundo a pasta, o
combate aos focos de incêndio representa também o esforço brasileiro
para honrar os compromissos internacionais contra a mudança climática.
O período em que o estado de emergência ambiental fica vigente varia de
acordo com as características climáticas de cada área, inclusive com
subdivisões dentro dos estados. Há regiões em que a medida vale até os
primeiros meses de 2014 – a mais longa vai até maio, na Região
Metropolitana de Salvador.
Com G1PB
