A
aplicação das bandeiras tarifárias deverá ser efetivada pelas
distribuidoras do País a partir de janeiro de 2014, mas a partir de
junho começa o período de teste do sistema. Assim, os consumidores serão
informados qual seria a bandeira daquele mês, se o sistema estivesse em
vigência.
As bandeiras tarifárias funcionarão como um semáforo de
trânsito: a bandeira verde significa custos baixos para gerar a
energia. A bandeira amarela indicará um sinal de atenção, pois os custos
de geração estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostra que a oferta
de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores
custos de geração, como por exemplo, com o acionamento de termelétricas
para gerar energia, que é uma fonte mais cara do que as usinas
hidrelétricas.
Com a sistemática das bandeiras tarifárias, haverá
uma sinalização mensal do custo de geração de energia elétrica, dando a
oportunidade ao consumidor de adaptar seu consumo.
Com Terra