O Conselho Regional do Orçamento Democrático representante da 5ª Região Administrativa do Estado da Paraíba, com sede na cidade de Monteiro, apresenta através de seus membros Notas de Repúdio contra a Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba (CAGEPA) e a Fundação de Ação Comunitária da Paraíba (FAC).

Confira abaixo a nota completa que relata os problemas com abastecimento de água por parte da Cagepa:

Tal iniciativa se deu mediante o descaso pelas autoridades competentes para com a população dos Municípios da região afetados por problemas referentes ao abastecimento de água. No dia 16 de Março de 2012, foi realizada uma reunião do conselho regional do Orçamento Democrático na cidade de Sumé, onde contamos com a presença – a convite do conselho – do senhor Hélio Coutinho de Morais (diretor regional da CAGEPA) e do senhor Alberto Aragão (diretor de operações da CAGEPA). Alguns problemas foram relatados pelos conselheiros dos diversos municípios e poucas providências foram tomadas até então.

O conselheiro José Aragonês Correia de Brito, de um dos Municípios afetados – Coxixola – protocolou junto ao senhor Alberto Aragão um abaixo assinado encaminhado a Deusdete Queiroga Filho, Presidente da CAGEPA, relatando todos os problemas enfrentados pela população daquele Município com o precário serviço no abastecimento de água.

No documento, contem as assinaturas dos usuários prejudicados, além de relatar ao senhor Hélio Coutinho de Morais toda situação que está acontecendo naquele município. O mais interessante é que o senhor Hélio Morais já é conhecedor de todos os problemas enfrentados por aqueles usuários e nada tem feito para solucioná-los.

Diante disso, o Conselho Regional do Orçamento Democrático da 5ª Região Administrativa do Estado da Paraíba, encaminha ao Presidente da CAGEPA, o senhor Deusdete Queiroga Filho, uma Nota de Repúdio assinada pelos conselheiros deste Conselho contra a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) e também uma cópia do abaixo assinado que foi entregue ao senhor Alberto Aragão na ocasião.

Portanto, os conselheiros aqui presentes reafirmam – com a assinatura desse documento, o compromisso com a região do cariri e sua posição de indignação para com os serviços prestados pela CAGEPA na distribuição do recurso mais precioso que temos e que é um direito nosso, a água.

Confira abaixo a nota completa que relata os problemas com a FAC:

Repudiamos como paraibanos, da região do Cariri, onde se concentra a maior produção de leite de Cabra na América Latina, o fato de o Programa Leite da Paraíba encontrar-se paralisado há 100 dias. Tomamos essa iniciativa, pois o Programa Leite da Paraíba é uma das políticas públicas mais avançadas e bem elaborada, devido seu caráter econômico, produtivo, social e sustentável.

É notório a importância desse programa em nossa região, pois diminui índices de mortalidade infantil, desnutrição, além proporcionar mercado consumidor para a caprinocultura leiteira, tal fato tem um caráter sustentável devido a  iniciativa se deu mediante o descaso pelas autoridades competentes  para com a população dos Municípios da região afetados por problemas referentes ao Programa Leite da Paraíba.

Com Francisco Júnior

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.