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Definindo marketing político digital
Chamamos de marketing político digital a união das ferramentas de
marketing online às ações específicas do marketing político. É a
adaptação da campanha política tradicionais para os meios digitais. A
Internet possui meios e técnicas próprias de divulgação e até mesmo de
abordagem e por isso, é necessária a inserção da campanha política, de
forma técnica e madura, dentro desse novo ambiente. Não basta
simplesmente criar um perfil no Twitter ou página no Facebook e achar
que estamos diante de uma campanha de “marketing político digital”. Uma
campanha de marketing político digital é muito mais que isso. O
merdadeiro marketing digital eleitoral envolve engajamento e
participação por parte dos políticos.
Para os acostumados com as campanhas políticas eleitorais
tradicionais, o ingresso do mundo das eleições na internet é uma
experiência completamente nova. O ambiente é novo, as ferramentas são
bem diferentes, e até mesmo a abordagem do eleitor na web é
completamente diferente. Não se pode pensar em campanha política na
internet como simplesmente um outros lugar para divulgar as peças feitas
para a campanha tradicional. Tudo deve ser repensado e remodelado para
esse novo ambiente que é o da disputa eleitoral na web.
Eleições 2012 e o marketing político digital
Eleições 2012 e o marketing político digital
As próximas eleições municipais servirão como balizamento para as
ações de marketing político online no Brasil. A experiência das
eleições de 2010 valeu como ensaio, mas acreditamos que nas eleições
municipais de 2012 teremos um novo cenário. As equipes de marketing
político aprenderam muito nas últimas eleições – ou pelo menos deveriam
ter aprendido. Os candidatos que não deram a devida atenção para suas
campanhas na internet pagaram muito caro pelo erro e desta vez, os
partidos políticos já orientam seus mais fortes candidatos para não
ignorarem o poder da Internet. Nos Estados Unidos os eleitores já
anunciaram que esperam ver os candidatos no Facebook explicando suas
plataformas. Aqui, a coisa não deve ser diferente.
Não se enganem os políticos e seus assessores, essa campanha
municipal vai mudar a forma de se fazer marketing político digital no
Brasil e será um ensaio para a campanha de 2014 que deve ter na internet
seu maior palco de disputa. Portanto, ficar fora do ambiente político
digital, será um erro não somente para estas eleições, como também para
eleições futuras. O marketing político eleitoral digital veio para ficar
e tentar contrariar essa tendência é um suicídio eleitoral.
As opções tecnológicas do marketing político digital
As opções tecnológicas do marketing político digital
Uma das principais mudanças provocadas pela internet foi o
nivelamento das pessoas em termos de tecnologia. As ferramentas para
criação de campanhas de marketing político digital estão a disposição de
todos os participantes, do candidato mais humilde ao mais abastardo. Em
nosso curso de marketing político digital, mostramos que a diferença
está na estratégia adotada e no correto uso dessas ferramentas. O
planejamento e execução das ações desempenhará um papel fundamental no
sucesso dessas campanhas. Não se trata simplesmente de criar perfis em
redes sociais e blogs. Trata-se de gerir de forma profissionais esses
recursos e mediar o resultado de cada ação. Trata-se de ter um
verdadeiro plano de marketing político digital.
Não é possível ter sucesso em uma campanha de marketing político
eleitoral digital simplesmente reproduzindo na Internet o conteúdo das
campanhas no meio físico. Marketing político digital éuma coisa bem
diferente.
Eleitor Digital