Apesar da confirmação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nega que o vírus do tipo 4 de dengue tenha sido registrado na Paraíba. De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, no Estado foram registrados este ano apenas casos de dengue tipo 1 e tipo 2. No ano passado, houve casos de dengue tipo 3, o que não teria ocorrido em 2012.
“É importante reforçar que não existe um tipo viral mais agressivo, mas a exposição da população a diversas infecções pelo vírus da dengue ao longo dos últimos anos constitui-se em um fator de risco adicional para a ocorrência das formas mais graves da doença, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Nos estados da região Nordeste, registrou-se 81,5% de predomínio do DENV 4.
A gerente executiva da SES afirmou que vai encaminhar hoje um ofício ao MS solicitando informações sobre quem são e onde residem os pacientes de dengue tipo 4 . “Todas as amostras encaminhadas para avaliação no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) não têm caso de dengue tipo 4″, afirmou Vaz.
Contudo, o MS revelou avanços no combate à dengue na Paraíba. O balanço mostrou que o número de casos graves de dengue no Estado caiu 85% entre janeiro e abril de 2012, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados nos primeiros quatro meses deste ano, 19 casos contra 124, em 2011. O MS confirmou ainda queda do número de óbitos por dengue no Estado, foram três mortes ano passado enquanto este ano foram dois óbitos. O levantamento apontou ainda queda na incidência de casos de dengue. Enquanto entre janeiro e abril de 2011 foram registrados 8.092 casos, no mesmo período deste ano foram 2.526, uma queda de 68,78%.
COm JP