Ampliar e consolidar o gosto pela leitura e a escrita, desenvolver a sensibilidade para o lado belo do mundo e da vida, estimular a produção poética, revelar e promover novos talentos.  Esses são alguns dos objetivos do Cuca ao lançar o concurso de poesia Cante o Cariri, que  vai premiar poemas que tenham como tema a própria região ou as 29 cidades que a integram, focalizando diversos aspectos de sua realidade, como os históricos, geográficos, culturais, sociais e econômicos.
A abertura será na próxima quarta-feira (21), no Ginásio do IFPB em Monteiro, com a presença do poeta paraibano Jessier Quirino.
Aberto a todo tipo de poesia, seja em termos de gênero (épico ou lírico) ou de forma (soneto, haicai, versos  livres e outras ), o concurso será dividido em duas categorias. Da Categoria  A,  pode participar qualquer pessoa, desde que o poema esteja de acordo com a temática definida. Para concorrer na Categoria B, no entanto, é necessário que o interessado seja aluno de escola ou faculdade pública da região.
O júri do Cante o Cariri será composto por destacadas personalidades da cultura paraibana e um pré-requisito fundamental do concurso é que as obras sejam inéditas. Ou seja, não pode concorrer nenhum poema que tenha sido publicado em livro ou participado de outra competição literária.
O poetas selecionados para a premiacao receberão, alem do reconhecimento público, prêmios como computadores, tablets e celulares. O concurso também destinará, a critério do júri,  menções honrosas  aos melhores poemas de cada cidade, criando uma espécie de categoria paralela.
Os resultados do concurso serão divulgados ate o final de junho.
As inscrições para o Cante o Cariri estarão abertas de 21 de março a 30 de maio e  poderão ser feitas por email (maiores informações no site www.cuca.org.br) ou diretamente na sede do Centro Cultural do Cariri (Cuca), no seguinte endereço: Rua Tertulino Aires de Queiroz, S/N, Centro, Parari, Paraíba. CEP.: 58.575-000.
Cante o Cariri tem apoio do BNB
​Com o slogan A nossa cultura é investir na sua, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem desenvolvido programas voltados para apoiar a produção cultural da região nordestina, num raio de ação que abrange também o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.
​Uma iniciativa que está contando com o apoio da instituição, através do Programa de Cultura Banco do Nordeste – Edição 2012, é o concurso Cante o Cariri, que se insere nas diretrizes do órgão, estruturadas com o objetivo de “facilitar o acesso das comunidades aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais”.
​Outras metas do programa do BNB são contribuir “no intercâmbio com outras culturas, na formação de novas plateias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural”.

Com De Olho no Cariri e Ascom

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.