Sport estreia com vitória, em jogo de erros de arbitragem, Carlinhos Bala faz o primeiro gol do Campeonato Pernambucano 2011, na sua reetreia atacante faz único gol da partida. Com uma certa dificuldade tendo iniciado os trabalhos para a temporada 2011 apenas a 10 dias, Sport teve certa dificuldade, enfrentado uma equipe muito bem preparada na parte física e demonstrando bom toque de bola.

Sport estreou no Pernambucano com uma vitória magra sobre o América. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
(Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)

Primeiro Tempo

O jogo começou nervoso e nos primeiro minutos, lance polémico, o atacante Ciro, sofreu falta no meio – campo, porem o atacante conseguiu tocar para Carlinhos, Bala dominou e passou para Ciro que avançou para receber nas costas do zagueiro, Ciro fez excelente assistência deixando o companheiro livre para abrir o placar, atacante saiu na cara do gol com a bola dominada e deu um chute seco, no canto sem chances do goleiro Gleibson, para marca 1x0 par o Sport Club. Porem o América-PE reclamou muito do lance e, na discussão, o volante Givaldo acabou sendo expulso.

A desvantagem no placar obrigou o América a sair mais para o jogo e partir para o ataque desde o início, mesmo com um a menos. E foi o que os visitantes — em seu retorno à primeira divisão estadual após 15 anos — fez. O time se movimentou bastante, com destaque para o armador Lúcio, criador de boas jogadas.

O Leão também atacava, depois de Elton ser desramado quase dentro da pequena área aos 12 min/1T, o Leão conseguiu balançar as redes com André Astorga, mas nã valeu. Em posição de impedimento, André Astorga finalizou para as redes, uma bola que havia sido defendida por Gleibson após desvio de Germano de cabeça.

Aos 35 min/1T mais um gol invalidado porem dessa vez foi para o América-PE. Mais uma polémica no jogo. O atacante Douglas saltou atrás de André Astorga cabeceou firme para o gol. Poremm a arbitragem marcou falta de Douglas sobre André, o atacante americano reclamou muito, afirmando não ter feito a falta. Ainda no primeiro tempo, o Leão chegou perto de ampliar o placar com Élton, que chutou colocado, na rede, mas pelo lado de fora, e Lúcio, pelo América – PE, que chutou por cima do travessão.

Sport estreou no Pernambucano com uma vitória magra sobre o América. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
(Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)

Segundo Tempo

No inicio do segundo tempo, o técnico Geninho alterou a formação tática da equipe. Saiu do 3-5-2 para o 4-4-2, tirando o zagueiro André Leone para a entrada do volante estreante Joédson, com o intuito de adiantar a marcação da equipe, que estava dando espaços para o América no meio de campo.

O Leão conseguia aos poucos dominar o América na marcação, além de ter marcado um segundo gol porem anulado, aos 11 min/2T. André Astorga cabeceio colocado, desviado a bola para as redes em uma bola cruzada, porem estava impedido.

Aos 17 min/2T, o atacante Carlinhos Bala recebeu grande assistência na área, porem foi desequilibrado numa tentativa de desarme, e viu o goleiro Gleibson sair aos seus pés e salvar o gol americano. Se o atacante tivesse caído, o árbitro poderia ter marcado pênalti. Após o jogo não ter muitos lances de perigo por motivos da boa marcação do Sport e América, os visitantes encontraram fôlego para, aos 31 min/2T, imprimir uma boa sequência ofensiva. Em um contra-ataque, passou um minuto rondando a área do Sport, uma boa assistência para o atacante americano, que foi travado na hora de finalizar.

Na melhor chance do segundo tempo, Renato tabelou com Carlinhos Bala e deu bela assistência para Élton na entrada da área. O atacante chutou forte e colocando porem o goleiro do América estava atento e espalmou. Em seguida, o meia saiu para a entrada do também estreante Elvis, enquanto Fabrício deu lugar a Adriano Pimenta.

Já nos minutos finais do jogo, o América estava totalmente aberto, e o Sport teve três boas chances de ampliar a vantagem, com Élvis — que entrou na vaga de Élton — Carlinhos Bala e Ciro. Sem sucesso na finalização. O Sport seguiu administrando o marcador e garantiu a vitória na estreia, quando o arbitro central apitou fim de jogo, Sport 1x0 América – PE, na ilha do retiro.

O zagueiro Igor do Sport, era um dos que mais demonstravam, alegria por estrearam com vitória na temporada 2011, pudera. O defensor atingiu a marca de 200 jogos com a camisa rubro negra. Ele atuou com uma camisa comemorativa alusiva à marca.

“Com a vitória, a homenagem ficou ainda mais saborosa. Chegar a esta marca nos dias de hoje é muito difícil no futebol brasileiro. Meu pensamento agora é continuar trabalhando para conseguir as vitórias e os títulos. Isso é o mais importante”, declarou.

Sport estreou no Pernambucano com uma vitória magra sobre o América. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
(Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press)

Alguns dos jogadores do Sport, também comentaram sobre a primeira vitória no Pernambucano 2011, na reestreia, Carlinhos Bala falou sobre sua volta e por ter marcado o primeiro gol do Campeonato, “Estrear com gol é sempre bom. Na primeira vez que joguei aqui no Sport (2007), também fiz um gol na estreia”, afirmou o atacante Carlinhos Bala, que balançou as redes aos cinco minutos do primeiro tempo. Para o também estreante Elvis, o timeÉlton.

No próximo domingo (16), o Leão visita o Petrolina no estádio Paulo Coelho, às 16h.

(Campeonato Pernambucano, Primeira Rodada)
Ficha Técnica, Sport 1x0 América – PE
Local: lha do Retiro, 13/01/2011

Gols: Carlinhos Bala, 5 min (1ºT)

Árbitro: Cláudio Mercante, auxiliado por Jossemmar Diniz e Pedro Wanderley.
Cartão Amarelo: Não Houve
Cartão Vermelho: Givaldo (América)

Sport: Magrão; Igor, André Leone (Joédson) e André Astorga; Renato, Élton (Élvis), Germano, Fabrício (Adriano Pimenta) e Wellington Saci; Carlinhos Bala e Ciro.
Técnico: Geninho.

América: Gleibson; Roma (Arley), Negretti, David e Neto Bolacha; Givaldo, Mousinho, Lúcio (Rafinha) e Edmílson; Douglas e Lulinha (Batata).
Técnico: Luciano Ribeiro.

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.