Segundo informações da Polícia Militar de Pernambuco, estavam agendadas duas detonações na área das obras. A primeira ocorreu sem problemas, mas a segunda não aconteceu como planejado. Durante um intervalo dado pelos engenheiros, um funcionário responsável pela fiscalização do procedimento se aproximou do local onde estava a carga, quando ocorreu a explosão.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou o trabalho de resgate com a perspectiva de que muitos operários poderiam estar soterrados. Pelo menos dez pessoas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da região, enquanto outras três foram declaradas mortas no local. As equipes não descartam que o número de vítimas seja ainda maior e os trabalhos continuaram durante a madrugada desta quarta-feira (22).
A obra atingida pelo acidente em Sertânia faz parte do eixo leste da transposição do rio São Francisco, sendo dividido em cinco lotes e com quatro consórcios diferentes sendo responsáveis pelos trabalhos. O trecho da explosão é considerado um dos mais complicados do projeto, sobretudo por ser íngreme.
Responsável pelo projeto, o Ministério da Integração Nacional ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Vitrine do Cariri
Com R7