A grande pobreza na Paraíba caiu 38% entre 2004 e 2009.

Os dados foram apresentados pelo técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rafael Guerreiro Osório, durante o terceiro seminário sobre a medição e dimensão da pobreza extrema, organizado pelo Instituto em João Pessoa. 

No tempo de 2004 a 2009, o número de analfabetos absolutos também caiu entre os mais pobres do estado (35% para 27%), assim como o de desempregados (13% para 11%).
Os emais pobres são famílias com renda per capita mensal menor que R$ 70 e são 10% da população paraibana, enquanto que no resto do país eles representam cerca de 5%. No estado da Paraíba, 73% dessas famílias recebem benefícios do programa Bolsa Família, recursos que representam, em média, 38% da renda familiar. 

Conforme o relatório em quase todos os indicadores a população em situação de extrema pobreza na Paraíba está próxima ou se apresenta quase idêntica a do Brasil e em geral, as conclusões sobre a evolução da pobreza no país contidas no perfil da pobreza elaborado pelo Ipea, valem também para a Paraíba.

Com Assessoria/ Paraíba

Copyright Cariri em Foco. Todos os direitos reservados - O site que agrega as principais notícias do Cariri paraibano.