Já está em processo de licitação a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas na cidade de Monteiro, através de convênio entre a Prefeitura e o governo federal. A informação foi confirmada pela prefeita Edna Henrique.
O prédio estrategicamente será implantado em um terreno de esquina no loteamento Altiplano, ocupará um terreno de 2.979 m2 e terá área construída de 1.330 m2. O custo da obra com equipamentos é na ordem de R$ 1.400.000,00, oriundos do Ministério da Saúde.
Segundo a prefeita Edna Henrique, a previsão é de que, o processo licitatório transcorrendo normalmente, as obras sejam iniciadas até o final do próximo mês de janeiro.
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento terá como atividades: acolher os pacientes e seus familiares sempre que busquem socorro; realizar classificação de risco e garantir atendimento ordenado; realizar consultas médicas em regime de pronto atendimento; realizar o primeiro atendimento e estabilização dos pacientes graves para que possam ser transferidos a serviços de maior porte; prestar apoio diagnóstico com realização de Raios X, exames laboratoriais, eletrocardiograma e apoio terapêutico nas 24 horas do dia e atuar com retaguarda do SAMU, cuja sede está sendo construída.
A UPA 24 HORAS de Monteiro contará com 9 leitos na área de observação, além de sala de Reidratação para 4 pacientes. Será uma unidade não hospitalar habilitada a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência de média complexidade.
Na tarde desta quinta-feira, 16, a prefeita Edna Henrique apresentou o memorial descritivo do projeto arquitetônico com a maquete (foto), estimando que a unidade poderá estar funcionando no final de 2011.
Mídia10